terça-feira, 22 de julho de 2014

Pernas finas e agora?

Oi meninas tudo bem?

Não sei porque, mas desde ontem tenho pensado nos padrões de beleza e estou a fim de estudar um pouco mais sobre isso. Nasci com pernas finas e isso sempre foi um problema pra mim. Minha mãe uma vez me chamou de perna de rã e mesmo isso tendo acontecido uma vez só, ficou gravado na minha memória até hoje, penso que nunca vou esquecer. Em outro momento uma colega da faculdade disse que eu era igual a uma batata com uns palitos cravados, apesar de ela ser muito minha amiga ela não percebeu o que estava falando e muito menos que estava me machucando e eu é claro, acreditando fielmente nos padrões de beleza, não revidei, apenas lamentei ter nascido assim.

Também já contei a vocês que outro dia, uma colega da minha pós graduação veio me perguntar se eu estava querendo emagrecer e me sugeriu uma nutricionista "ótima", eu desconversei e mais uma vez me senti invadida e abusada, por um padrão de beleza imposta e inatingível, porque afinal nunca terei bunda grande e pernas grossas, e até posso emagrecer mas meu corpo vai continuar desproporcional.

Fim de semana passado meu pai me olhou e falou a seguinte frase: "tu estas mais magra, tá bonita, poderosa hein!". Vocês percebem o preconceito embutido em todos os diálogos? Seria o mesmo que dizer para um negro: "tem um tratamento com dermatologista pra ficar branco, posso te indicar, ele é ótimo", ou então, "tá ficando branco hein, ta ficando bonito, tá poderoso hein!". Ou seja, existem características e padrões sociais inatingíveis e diariamente, gordos, negros, pobres, carecas, narigudos, etc. são torturados e desrespeitados.

Não quero dizer que não quero emagrecer, mas quero isso como consequência de hábitos saudáveis que estou adotando, o emagrecimento é por isso e não ele por si só, como um abusca infundada de me encaixar em um padrão impossível.

Desse modo andei olhando alguns livros na internet que quero começar a ler e começar a encarar os padrões sociais de forma mais crítica. Vou até me dar um livro de presente hoje mesmo, ele se chama: "A beleza impossível  da Raquel Moreno pela editora Ágora.

Digo tudo isso, porque muitas vezes me encontro reproduzindo esses padrões de beleza, como se eu entrasse na roda do mundo. Fiz de tudo para me enquadrar, dietas malucas, fiquei loira, tirei seios, lipoaspiração, remédios para emagrecer até me tornar dependente. Não quero mais isso, quero apenas ter uma alimentação saudável e ficar tranquila quanto aos aspectos alimentares, porque se eu tiver paz nesse aspecto o resto é consequência.

Abraço M.

Um comentário:

  1. amiga infelizmente vivemos num mundo onde o padrão de beleza influencia ainda mais o que somos e como somos!!!
    infelizmente vivemos num mundo onde gente gorda não é feliz! e somente gente magra!!!
    mas enfim!!!!
    vamos fazer o que nos faz bem! e o que nos agrada! e nao o que agrada os outros!
    bjs

    ResponderExcluir