terça-feira, 22 de julho de 2014

Meu biorritmo

Oi pessoal,

Queria dizer que meu dia está sendo ótimo! Já passei por muitas emoções hoje, como frustração, amor, raiva, medo, esperança, etc. e não comi nenhuma das minhas emoções. Apenas as senti e vi que passam.

Meu post será sobre biorritmo. Desde pequena eu tenho dificuldade para dormir no horário que as pessoas da minha casa iam deitar. Me lembro, como se fosse hoje, meu pai de mão dada comigo na cama para ver se eu me acalmava e então dormia. Tenho muitas lembranças de estarem todos na casa dormindo e eu acordada assistindo televisão. Lembro também que todos os dias que eu levantava, pela manhã, para ir para o colégio estava morrendo de sono e então assim que chegava na escola comprava chocolate para me manter acordada, comia muito chocolate e tomava muito café para aguentar a manhã toda.

Chegou um momento, devido a outras circunstâncias da vida, que fui parar em uma psiquiatra e além dos diversos problemas que eu tinha ela me disse que meu sono era desregulado, que eu deveria regula-lo. Isso eu sempre soube né?! Mas ela me disse que isso afetava o meu estado mental e eu precisaria fazer uma higiene do sono.

Fiquei apavorada, fui na internet, pesquisei o que era isso, passei a desligar todos os aparelhos a partir as 22h, só lia emails até as 18h, me levantava as 8h tendo dormido sedo ou não e todos os dias pipocava na cama igual uma loca e o sono só chegava lá pelas 2h.

Desse modo passei a acreditar que eu era anormal. E hoje sei que sou anormal, mas não mentalmente anormal e sim que não correspondo ao que a sociedade padronizou como normal, tenho certeza que tem muitas pessoas igual a mim, mas enfim, continuando a história...

A mais ou menos um mês cheguei na psicóloga reclamando que eu não conseguia dormir cedo e nem acordar cedo, que eu ficava muito preocupada com isso, e sabem o que ela me perguntou? Ela me perguntou: e qual é o problema?
Na mesma hora eu parei e pensei, qual o problema disso? No mestrado sou eu quem faço meus horários, o único dia que tenho compromisso é nas quartas pela manhã porque tenho reunião, depois não tenho compromisso fixos, vou lá e cumpro minhas 20h da maneira que eu quero. Logo qual o problema?
Descobri o problema, eu sempre tentava acordar as 8h, porque as pessoas "normais" acordam nesse horário, esse é o horário que a vida em sociedade começa a funcionar, e esse era o horário que eu sempre tentava me enquadrar.

Não pensem que aceitei isso de boa não. Fui aceitar isso hoje!

Aconteceu assim, ontem por um milagre era 23h e eu estava com sono, não tive dúvidas, fui para a cama e programei o relógio para as 8h e pensei, é agora que eu regulo o meu sono. Peguei no sono e hoje as 8h o relógio despertou, eu não conseguia levantar, então fui reprogramando o relógio até que quando vi eram 11h e eu estava na cama ainda (esse é o horário que costumo levantar). Fiquei chocada, como eu podia? Tinha ido dormir cedo e mesmo assim não levantei. Então parei e pensei que é hora de respeitar meu horário biológico, eu tenho um biorritmo que não corresponde ao social, e já vi muitas pessoas assim.

Logo que aceitei isso eu pensei, tudo bem, se eu acordo as 11h provavelmente pelas 3h da manhã eu esteja dormindo, e batata! São 1h48h e meu sono está começando a vir. Melhor ainda, como aceitei que sou noturna, dormi tranquilamente, sem culpa e assim que levantei meu dia já foi diferente. Os artigos que sempre enrolo e é desgastantes na verdade foram estimulantes, não deitei em nenhum momento durante o dia, nem cheguei perto da minha cama, meu trabalho rendeu muito, li um livro que comprei, fui no super detardezinha, até arrumei a casa a pouco.

Vou ser honesta que eu penso: meu Deus se eu sou assim como vou fazer quando tiver que trabalhar e quando tiver filhos? Na verdade eu não sei, só que agora que descobri meu biorritmo e descobri que rendo muito mais ao respeitá-lo eu vou é aproveitar.

Estou abstinente e feliz

Abraço M.

3 comentários:

  1. hauahauhaua meu deus!! eu me vi em cada linha dessa que escreveu!!

    eu também sofro pra acordar cedo... e rendo HORRORES durante a noite
    meus estudos fluem naquele silencio e quietude da madrugada
    é uma coisa de louco!

    mas infelizmente eu tenho aulas na faculdade logo cedo, então não há nada que possa fazer =(
    o jeito é tomar melatonina de vez em quando pra tentar regular "meu mundo" no resto do mundo =/

    bjos bjos
    ótima quarta pra você ;D

    ResponderExcluir
  2. Ai... Aqui a insonia corre solta. E pior eu acordo cedo. E nao sinto sono. Cada sistema e diferente. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários meninas! bjs

    ResponderExcluir